Sobre a cidade de General Câmara

General Câmara é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

General Câmara é um município do RS. A cidade fica a 76 km de Porto Alegre (capital gaúcha)e conta com cerca de 8.500 habitantes. É uma importante e histórica cidade do RS. Possui Arsenal de Guerra que conta com os mais variados e necessários suportes para eventuais guerras.

História

A sesmaria doada à Antônio de Brito Leme em 1754 teria sido o núcleo inicial do atual município de General Câmara. Um decênio após o povoamento, tomaria maior impulso com o estabelecimento de grande número de casais açorianos no local, vindo a formar-se o povoado de Santo Amaro. Este, já em 1773, era elevado à categoria de freguesia. A agricultura de subsistência e a pecuária garantiram prosperidade da área povoada que integrou sucessivamente os municípios de Rio Pardo, Triunfo e Taquari.

Desmembrando-se de Taquari, tornou-se a sede do município em 1881. Pouco depois, em 1883, inaugurou-se a ligacão ferroviária entre o povoado conhecido por Margem do Taquari e Cachoeira, com estação em Santo Amaro. Tal fato, acrescido do surgimento de grandes lavouras de arroz, milho e fumo, bem como de um cuidado cada vez maior com a criação de gado, fizeram com que o novel povoado Margem do Taquari passasse a superar em progresso o primitivo núcleo de Santo Amaro. E, por isso, transferiu-se a sede municipal para aquele povoado e “Margem” foi a nova designação do município. Tal designação, no mesmo ano (1939), seria mudada para o atual nome de General Câmara.
Geografia

Localiza-se a uma latitude 29º54’18” sul e a uma longitude 51º45’37” oeste, estando a uma altitude de 35 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.447 habitantes.

Dados demográficos:
Ano de instalação: 1881
Microrregião: São Jerônimo
Corede: Vale do Rio Pardo
Mesoregião: Metropolitana
Altitude da sede: 35m
Distância da Capital: 75km
Área territorial: 510,01 km²
Densidade demográfica: 16,56 hab/km²
Gentílico: camarense